quarta-feira, junho 24

Inverno Existencial - um pouco de Clarice

"Não pense que escrevo aqui o meu mais íntimo segredo pois há segredos que não conto nem a mim mesma. " ( Clarice Lipector )

Clarice tem o dom de descrever nossa alma ou “estado de espírito” com uma simples frase. Ela dizia que “não era escritora profissional, porque só escrevia quando tinha vontade”, felizmente sempre tinha vontade.

Ela era verdadeira e direta, porém ás vezes escrevia entrelinhas e só quem se identifica com a sua literatura, consegue entendê-la.

Uma mulher de temperamento forte, misteriosa e introspécta. Para muitas pessoas sua leitura é completamente inelegível, mas pra mim é muito fácil de ser entendida, por que como diz Clarice, suponho que me entender não seja uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato,a questão é...ou toca, ou não toca.

Entende-la também não é uma questão de sensibilidade, é uma questão de “momento”.

Bom, uma das melhores leituras que faço é a dela, me sinto muito bem amparada, rs.

Ando pouco inspirada pra escrever aqui, mas meu “silêncio” tem um significado, aliás toda inspiração, até pra falar de você mesmo tem um motivo, seja felicidade, empolgação, ansiedade enfim. Da mesma forma a falta de inspiração tem também seus significados, mas agora não consigo achar uma palavra concreta pra descrever essa falta “DE”

Então, uso um pouco de eufemismo, esse interpretado por Clarice:

"Olhe, tenho uma alma muito prolixa e uso poucas palavras.
Sou irritável e firo facilmente.
Também sou muito calmo e perdôo logo.
Não esqueço nunca.
Mas há poucas coisas de que eu me lembre."

"É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo."

"E se me achar esquisita,
respeite também.
até eu fui obrigada a me respeitar."

"Mas tenho medo do que é novo e tenho medo de viver o que não entendo - quero sempre ter a garantia de pelo menos estar pensando que entendo, não sei me entregar à desorientação."

"Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar."

Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.

Hummm....Hoje deu uma vontade de postar, essa mulher me inspira RS...!!!

Tammy

Nenhum comentário: