sexta-feira, março 13

Ouvindo um Olhar!!!

Comecei um curso do qual, desde sempre tive vontade de fazer, LIBRAS.
Sempre achei lindo e curioso o modo como os surdos/mudos se comunicam. Falo “surdo” porque meu professor de libras é surdo e diz que os surdos não gostam que os chamem de “deficientes auditivos” e sim de SURDOS.
E no decorrer do curso, olhando pro professor que é surdo desde quando nasceu, percebo em seu olhar a facilidade de comunicação que ele tem, até mais que os “falantes”. As expressões faciais, os olhos, os movimentos tudo nele mostra nitidamente o que realmente pensa ou esta sentindo, é como se eu conseguisse “ouvir seus olhos”, e isso tem me cativado e tem me feito querer conhecer e estar mais perto de outras pessoas como o Daniel, pessoas “Especiais”.
Na Betesda, existem muitos deles e eu fico fascinada, olhando, admirando e como ainda não sei “falar a língua” deles, fico tentando entende-los através de suas expressões faciais e corporais, é muito fascinante, outro mundo, uma cultura diferente da nossa.
Quando falei pra alguns amigos que iria começar fazer o curso, ouvi de uma amiga que esse curso combina muito comigo, porque tenho facilidade de entender o que as pessoas sentem, sem que elas digam/falem, fiquei feliz, porque as pessoas que convivem conosco nos conhecem muito mais do que nós nos conhecemos.
Ainda estou no comecinho do curso, a estrada é longa, um ano e meio pela frente, e sou precisa em dizer que durante esse tempo vou me empenhar em conhecer mais a cultura desse povo tão fácil de amar, tão cativante, tão fascinante e curioso.
Termino este post dizendo que os Surdos são pessoas que vivem para Expressar a Vida de um modo diferente e não são simplesmente pessoas com Deficiências!.

Tammy

Nenhum comentário: