sexta-feira, julho 18

Fernando Pessoa - O Livro do Desassossego

Esse livro de Fernando Pessoa é composto de trechos anotados em pedaços de papel e cadernos e foi reunido em livro. Alguns textos são quebrados só que mesmo assim são geniais.
Gosto muito dos textos dele, o acho um gênio da literatura nacional, quem se mete a escrever sabe que conseguir escrever algo assim tão profundo e tão conciso é coisa de maluco, ainda mais com a sensibilidade dele.
Quando comecei a Ler FP não consegui mais parar , dentre todos os poetas que já li, o acho mais verdadeiro apesar de ele mesmo ter escrito: “o poeta é um fingidor e finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente”. Se fosse ser racional acharia esse cara um doido sem noção, mas como não sou tão racional assim, acho que sou doida igual ele ( igual ele ??? ) rs .. quem derá!!

Mas hj de manhã quando estava lendo o livro, dentre todos os fantasticos fragmentos que Pessoa escreveu, um deles me deixou perplexa em me ver no verso. Os poetas escrevem coisas que todo ser humano gostaria de gritar em alto e bom tom.

Fragmento 10

“Tudo me interessa e nada me prende. Atendo a tudo sonhando sempre; fixo os mínimos gestos faciais de com quem falo, recolho as entoações milimétricas dos seus dizeres expressos; mas ao ouvi-lo, não o escuto, estou pensando noutra coisa, e o que menos colhi da conversa foi a noção do que nela se disse, da minha parte ou da parte de com quem falei. Assim, muitas vezes, repito a alguém o que já lhe repeti, pergunto-lhe de novo aquilo a que ele já me respondeu; mas posso descrever, em quatro palavras fotográficas, o semblante muscular com que ele disse o que me não lembra, ou a inclinação de ouvir com os olhos com que recebeu a narrativa que me não recordava ter-lhe feito. Sou dois, e ambos têm a distância - irmãos siameses que não estão pegados.”


Tammy

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa tammy muito legal esse fragmento heim, vc falou do livro e eu arrumei um tempinho para pesquisa-lo encontrei um site q acho q vou atráves dele fazer a leitura do livro tbm hehehe parece ser muito bom esse livro heim... Então nessa postagem q vc fez vc falou bem como me sinto as vezes, acho q grande parte de nós nos sentimos neh. Então li tbm esse fragmento e achei bem legal tbm, parece algumas situações vividas na nossa vida...

Fragmento 1
O coração, se pudesse pensar, pararia."

"Considero a vida uma estalagem onde tenho que me demorar até que chegue a diligência do abismo. Não sei onde me levará, porque não sei nada. Poderia considerar esta estalagem uma prisão, porque estou compelido a aguardar nela; poderia considerá-la um lugar de sociáveis, porque aqui me encontro com outros. Não sou, porém, nem impaciente nem comum. Deixo ao que são os que se fecham no quarto, deitados moles na cama onde esperam sem sono; deixo ao que fazem os que conversam nas salas, de onde as músicas e as vozes chegam cómodas até mim. Sento-me à porta e embebo meus olhos e ouvidos nas cores e nos sons da paisagem, e canto lento, para mim só, vagos cantos que componho enquanto espero.

Para todos nós descerá a noite e chegará a diligência. Gozo a brisa que me dão e a alma que me deram para gozá-la, e não interrogo mais nem procuro. Se o que deixar escrito no livro dos viajantes puder, relido um dia por outros, entretê-los também na passagem, será bem. Se não o lerem, nem se entretiverem, será bem também."

Cah

Tammy disse...

Esse 1° fragmento também ótimo..... apesar de achar q visão que ele tem da vida ( dele ) é uma prisão, em alguns fragmentos ele fala sobre a liberdade ... é fantastico.
Eu vi o site, ele é seletivo tem só alguns ... depois vc le o livro.

Valew por postar Cah!

Bj