terça-feira, abril 29

"A Ausencia do outro"


"O Inferno são os outros " li essa frase uma vez, dita por Jean Paul Sartre.De fato, de vez em quando somos assolados pela idéia de que nossa vida seria bem menos complicada se não estivesse tão povoada, e não restam dúvidas de que é sempre mais fácil colocar a culpa no outro. Mas também é verdade que nossa peregrinação existencial é feita em caravana , ou seja precisamos de mais UM conosco para dar Colorido Especial a Vida.

Eu particularmente aprendi que para se Crescer como pessoa é preciso cercar-se Delas.


Vinicius de Moraes em seu poema faz cair por terra essa frase de Jean Paul Sartre, de que "o inferno é o outro" ... Posso dizer com esse Poema , que então o Inferno NÃO é o outro , o inferno é a Ausencia do outro, especialmente do grande Outro.



"A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a dor do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana.


A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo,o que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro.


O maior solitário é o que tem medo de amar, o que tem medo de ferir e ferir-se,o ser casto da mulher, do amigo, do povo, do mundo. Esse queima como uma lâmpada triste, cujo reflexo entristece também tudo em torno. Ele é a angústia do mundo que o reflete. Ele é o que se recusa às verdadeiras fontes de emoção, as que são o patrimônio de todos, e, encerrado em seu duro privilégio, semeia pedras do alto de sua fria e desolada torre."


Vinicius de Moraes.

Tammy Cardoso

Nenhum comentário: